Geodiversidade

A geodiversidade da Reserva do Morro Grande é composta por formas do relevo variadas, diferentes tipos de rochas e de solos, e rios com características diversificadas. Se fizermos uma trilha partindo do topo de um morro em direção ao fundo do vale, poderemos encontrar muitos elementos dessa geodiversidade. Na figura a seguir vemos uma representação das diversas formas do relevo de parte da Reserva.

Nos sistemas fluviais, diferentes características podem compor a geodiversidade: rios com trechos retilíneos e encachoeirados, trechos com inflexões associadas à estrutura geológica, assim como trechos meândricos onde o rio serpenteia pela planície. Podemos encontrar tudo isso na Reserva, como mostram as fotos abaixo.

Acima à esquerda: afluente do Rio Cotia em trecho com afloramentos de rochas; À direita: Rio Cotia em trecho encachoeirado

Afluente do Rio Cotia em trecho meândrico na planície fluvial (ambiente sedimentar)

Rio Cotia em trecho onde o canal faz inflexão de 90º devido à influência da estrutura geológica

Geodiversidade: uma grande aliada da biodiversidade

Áreas com elevada geodiversidade abrangem habitats com características também diversas, por exemplo, com padrões variáveis de luminosidade ao longo do terreno e gradações de umidade dos solos. Isso contribui para a existência de diferentes ecossistemas, em alguns casos com espécies adaptadas a condições muito particulares, aumentado assim a biodiversidade.

Turfeiras: um importante componente da geodiversidade no Morro Grande

As turfeiras são solos com acúmulo de matéria orgânica, sendo formadas em ambientes alagadiços onde há maior dificuldade na decomposição da matéria orgânica devido ao excesso de água e condições anóxicas. Nesse tipo de solo hidromórfico, podem ocorrer as Florestas ou Matas Paludosas, com espécies adaptadas a essas condições. Nas planícies do Rio Cotia e de alguns afluentes podemos encontrar trechos com solos turfosos. Algumas turfeiras podem guardar informações sobre os ambientes existentes há centenas ou milhares de anos, devido à presença de certos componentes vegetais, como o pólen. As turfeiras também estocam quantidade muito grande de carbono, e intervenções humanas nesses solos podem provocar a liberação de CO2 para a atmosfera.

Floresta Paludosa em solos hidromórficos na Reserva do Morro Grande